Saber desenhar e ser Ilustrador são coisas bem diferentes !



Geralmente, começamos a desenhar bem pequenos e esse hobby nos acompanha durante toda a vida. É super comum, durante os últimos anos do colégio, termos mais desenhos do que matéria nos cadernos, mas nada disso significa que, quando for escolher uma profissão, vá optar por ser ilustrador.

Teoricamente, todo mundo que já recebeu por algum desenho, pode ser considerado ilustrador profissional. Mas, na prática não é bem assim. Nem todo desenho deve ir para o portfólio. Principalmente os de infância. 

Saber desenhar o Wolverine não será relevante se o seu objetivo não for desenhar quadrinhos para a Marvel.

Antes de sair por aí pedindo dicas e análise de portfolios, é preciso definir o nicho de mercado que se quer atingir. Quadrinhos, editorial, concept art, ilustração para decoração, design, moda e por aí vai.

Depois disso, desenvolva trabalhos focados nesse mercado e comece a correr atrás de profissionais para avaliarem o seu trabalho.

Só com feedbacks você saberá se tem chances de ser um ilustrador ou não. O mercado brasileiro é muito concorrido e inchado de profissionais bem capacitados, não dá para ser mais um, tem que ser diferente. Chamar a atenção.